Compêndio
Caminhos do Arranjador: Trata-se de um compêndio idealizado e produzido durante o Mestrado Profissional em Música, Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, defendido e aprovado conjuntamente com a Dissertação em Maio de 2022. Nasceu do desejo do Maestro Cosme Galindo de compartilhar com os músicos profissionais um método de trabalho adquirido pela experiência como arranjador, compositor e regente. Decidimos usar as composições do autor para exemplificar os vários procedimentos que o mesmo realizou nos arranjos, onde entendemos como fundamentais nas demonstrações de soluções, contendo análises detalhadas dos arranjos e seus resultados alcançados, podendo auxiliar o arranjador com diversas questões que irão certamente se apresentar. Outra característica desta publicação está na importância do desenvolvimento harmônico como base, acompanhado de observações diretas sobre os efeitos e sobre as combinações de timbres, e utilizando constantemente obras orquestrais para o desenvolvimento da ‘visão macro’ através da dinâmica com seus contrastes, para proporcionar ao arranjador o vislumbre do ‘todo’.
O diferencial do compêndio está no fato de apresentar o estudo da harmonia juntamente com a instrumentação ou com a orquestração, sempre trabalhando de forma coesa e não em separado. O compêndio serve como um passo inicial aos músicos que desejam se dedicar à ‘arte de arranjar’, em geral, músicos profissionais experientes na carreira e estudantes que já abordaram várias questões no estudo da música e da harmonia, bem como o desenvolvimento técnico no instrumento musical. Outra vantagem é que através do QR CODE, os interessados podem ouvir os áudios e assim acompanharem as partituras apresentadas como exemplos.
Exemplo 10
Observação:
Devemos levar em consideração que essa gravação foi realizada em estúdio profissional. Por isso, embora as dinâmicas tenham sido executadas com primor, alguns ajustes foram realizados na mixagem, uma vez que o número de cordas é inferior ao pretendido. Quando a performance é ao vivo, ocorrendo a mesma situação de desproporção das cordas em relação aos demais naipes, como foi comentado no subitem 2.2, caberá ao regente a compensação na dinâmica.
Essas situações e efeitos contrastantes acontecem nas demais seções, sendo elas, Madeiras, Metais, naipe de Saxofones ou na Seção Rítmica, incluindo-se o Canto.